Como estabelecer relacionamentos saudáveis?

Como você se relaciona com as outras pessoas? Suas relações são saudáveis, te fazem sentir bem? Você se respeita e respeita os outros na relação?

O que é relacionamento?

Relacionamento é o ato de nos relacionar, estabelecer uma ligação, uma conexão com algo ou com alguém. O relacionamento com outra pessoa pode acontecer de diversas formas, seja numa relação amorosa, afetiva, íntima, virtual, amigável, coleguismo, encontro ou parentesco.

Como nos relacionamos?

Nos relacionamos constantemente com distintas pessoas, em diferentes circunstâncias. Porém, nem sempre percebemos ou refletimos sobre o modo como estabelecemos nossas relações, se elas nos fazem bem ou não.

As pessoas são diferentes, cada uma possui suas particularidades, seus gostos e aversões, suas crenças e valores, enfim, sua maneira de ver o mundo e suas expectativas. Cada pessoa se relaciona de uma maneira específica com a outra. Existem basicamente três maneiras que estabelecemos a relação, veremos abaixo:

Modo Submisso

Aquele que aceita tudo o que o outro propõe

As pessoas que se relacionam no modo submisso, são aquelas que aceitam tudo o que a outra pessoa diz, quer ou propõe. Dificilmente contrariam a outra pessoa, e se colocam disponíveis para ela a todo tempo.

Exemplo: A pessoa diz: “-Vamos ouvir música?” Sua resposta, mesmo que não esteja com vontade de escutar música naquele momento, é: “-Sim, claro!”


Modo Autoritário

Exige que o outro faça sempre o que você quer


As pessoas autoritárias, são aquelas que fazem de tudo para que o outro faça o que elas desejam, sem se importar se o outro deseja ou não fazer. Estão sempre a ordenar, convencer, definir, e até chantagear o outro para conseguir o que querem.

Exemplo: A pessoa diz: “-Nós vamos ouvir música.”, e faz. Ou, simplesmente coloca a música que deseja ouvir sem falar nada, sem se importar se a outra pessoa está interessada em escutar música ou não.


Modo Dialógico

Um propõe ao outro o que quer e se abre para possibilidades


As pessoas que se relacionam no modo dialógico, são aquelas que propõem ou sugerem aos outros o que desejam fazer, mas se abrem às opiniões e sugestões dos outros também, podendo inclusive mudar de ideia e chegar num consenso com o outro, sem negar um nem o outro.

Exemplo: Você diz: "-Vamos ver um filme?" A pessoa responde: "-Legal, mas eu gostaria de ouvir música." Você sugere: "-Que tal assistirmos um musical ou um filme de biografia de um músico/banda?"

O modo dialógico nem sempre é como um ou o outro quer, ele permite se abrir a novas possibilidades. Perceba que no primeiro modelo (submisso) a pessoa faz sempre o que a outra quer, no segundo (autoritário) a pessoa faz sempre o que ela quer, e no terceiro ambos dialogam, se dispõem e chegam a um 'modo de fazer' em comum.

O submisso sempre faz o que a outra pessoa quer, não se coloca na relação, não comenta sobre seus desejos e expectativas, somente serve o outro. O autoritário só se interessa no relacionamento se o outro sempre fizer o que quer, independente se ele deseja ou não fazer, controla o outro, obriga e até chega a chantagear ele. O dialógico propõe o que deseja e se abre para uma saída entre o seu desejo e o desejo do outro, se dispõe a mudar de opinião ou encontrar novas maneiras, respeitando a si mesmo e o outro na relação.

Como nos relacionamos com pessoas diferentes, que possuem concepções e valores distintos dos nossos, o conflito pode acontecer, nem todo relacionamento é harmônico! Porém, podemos tentar dialogar sobre conflito e transformar em algo satisfatório para a relação, ao invés de torná-lo numa briga ou um bloqueio.

Relacionar é respeitar: respeitar o outro e a nós mesmos. O relacionamento saudável é aquele onde há um respeito autêntico e consideração dos diferentes modos de ser de cada pessoa na relação.

"O relacionamento não se trata de nos encaixar no modo de ser de outra pessoa, nem tentar encaixar ela em nosso modo de ser, mas perceber nossas diferenças, expressar nossos desejos e respeitar a singularidade de cada um na convivência."

E aí, como você se relaciona com os outros? Fica o convite à reflexão!

Entrar em contato

Envie uma mensagem para mais informações..