Arte como intuição e expressão

A arte é uma forma de expressão e conhecimento de mundo a nível intuitivo que não segue a organização lógica nem fala à linguagem da razão, mas se aproxima dos sentimentos e da imaginação.

A expressão artística é privilegiada tanto para o artista, que utiliza elementos de sua experiência singular e de seus afetos, quanto para o apreciador, que atribui possíveis sentidos e interpretações a uma obra de arte.

O artista intui sobre os objetos ou eventos que lhe acontecem, captando um cenário mais amplo e profundo que está além da aparência de mundo, percebe captações que não podem ser nomeadas ou reduzidas a um discurso verbal explicativo, mas precisam ser expressadas e sentidas.

As obras de arte são objetos sensíveis que representam a experiência de vida intuída pelo artista. Essa apreensão do concreto, do imediato e do vivido é transportada para a obra de arte, e quando apreciamos uma obra de arte, intuímos a expressão de um artista.

A luz, a cor, a intensidade, o espaço e o volume são utilizados para ampliar o horizonte de nossa experiência sensível, de modo que nossa apreensão da realidade pode ser alterada pela percepção de diferentes usos de cores ou sons, pela organização de um espaço, por uma textura ou uma forma específica dada a um material.

Deste modo, a arte é uma experiência intuitiva que fala mais do sentimento do que da razão, que nos abre perspectivas para que possamos compreender múltiplas possibilidades de mundo e da vida. Ela altera o modo como vemos a realidade, oferecendo novas percepções possíveis e imagináveis.

A imaginação criativa permite ao artista criar obras sobre o que não existe, ou sobre o que não está aparente, onde o observador as recebe preenchendo-as de sentido. Esse sentido será encontrado ou criado por meio do acolhimento da obra pela afetividade, ou seja, deixando que esta afete nossos sentimentos e sensações.

A experiência estética não se resume ao conhecimento de um objeto, uma pessoa ou uma paisagem, mas de todo um mundo de valores, de possibilidades e caminhos, que possibilita inclusive um maior conhecimento de nós mesmos e de nossa relação com a experiência estética.

Entrar em contato

Envie uma mensagem para mais informações..