Libertar a vida e reinventar a existência
Não me interessa olhar as pessoas a partir de diagnósticos ou convenções, mas possibilitar meios para viver de maneira mais livre. Estudo distintas perspectivas terapêuticas e de cuidado de si, relacionando saberes em filosofia e psicologia.
Ofereço momentos de reflexão e invenção, para se reconhecer em suas peculiaridades, repensar a si mesmo e as relações, encontrando e ensaiando outros caminhos para a vida, questionando normas e desnaturalizando hábitos.
Após 15 anos de experiência como terapeuta e professor, com formação em Psicologia, Filosofia e Pedagogia, dialogando com Nietzsche, Foucault e Deleuze, não ofereço respostas, mas perguntas que abrem caminhos e provocam outros modos de vida.
Em vez de um "tratamento", proponho uma parceria de pensamento e reflexão, que não busca "curar", mas abrir caminhos para uma vida mais inventiva e singular, por meio de uma escuta aberta e interessada nas diferenças de cada um.
Atendimentos individuais
- Terapia Filosófica: um acompanhamento para repensar nossas experiências, modos de sentir, agir e viver, desfiando gestos automáticos .
- Co-visão Terapêutica: momento de partilha e reflexão, para pensar o fazer terapêutico num encontro horizontal e acolhedor, para ampliar perspectivas de atuar como terapeuta.
- Aulas Particulares: sobre temas em filosofia e psicologia, como fenomenologia, Nietzsche, Foucault, entre outros, personalizadas conforme as necessidades de cada um.
Atividades em grupo
- Cursos livres: abordando temas em psicologia crítica, fenomenologia e filosofia da diferença, apresentando os saberes de maneira prática, relacionada com a vida.
- Grupo de Co-visão: encontro compartilhado de trocas horizontal, para quem deseja repensar sua atuação como terapeuta, compartilhar experiências e trocar perspectivas.
- Palestras e oficinas: encontros presenciais para transmitir ideias e provocar reflexões, apresentando questões diversas e instigando outros entendimentos.
Diferenciais
- Contrário à normalização, aos modelos e diagnósticos que reduzem a complexidade da existência a categorias que limitam a liberdade de viver de outras maneiras.
- Encara a vida como movimento em constante transformação, que pode sempre ser revisada e reinventada, como uma potência inventiva que se refaz constantemente.
- Prática filosófica de cuidado que não pretende "corrigir" ou tratar patologias, mas abrir espaços de reflexão, experiência e criação de novos modos de vida.
- Rejeição de rótulos e do intuito de identificar pessoas em categorias, propondo um olhar mais dinâmico sobre a existência, enfatizando a singularidade e as diferenças.
Bruno Carrasco
full-width

