Por outro pensar e viver

Não sigo caminhos comuns na psicologia ou filosofia.
Dispenso diagnósticos e explicações que aprisionam.
Encaro a vida em constante movimento e transformação
que envolve tensão, contradição, rupturas e criação.

Não ofereço respostas, mas diálogos.
Não busco normalizar, mas singularizar.
Não encaixo pessoas em categorias
mas abro espaço para que cada um possa
experimentar outros modos de ser e pensar.

Não penso o cuidado como tratamento, mas invenção.
O encontro é um convite à reflexão, não uma avaliação.
A escuta não é passiva, mas ativa, acolhedora e libertadora.

Penso os afetos filosoficamente, despsicologizando a vida.
Acompanho singularidades em vez de traçar diagnósticos.
Não direciono, abro brechas para outros modos de existir.



Libertar a vida e reinventar a existência

Não me interessa encaixar pessoas em diagnósticos ou convenções, mas possibilitar meios para viver de maneira mais livre e singular. Pesquiso distintas perspectivas terapêuticas e do cuidado de si, relacionando saberes em filosofia, psicologia e artes.

Ofereço momentos de reflexão e invenção, para se reconhecer em suas peculiaridades, repensar a vida e as relações, encontrar e experimentar outros caminhos para a vida, questionando as normas e desnaturalizando hábitos.

Após 15 anos de experiência como terapeuta e professor, com formação em Psicologia, Filosofia e Pedagogia, dialogando com Nietzsche, Foucault e Deleuze, não ofereço respostas, mas perguntas que abrem caminhos e provocam outros modos de existir.

Em vez de um "tratamento", proponho uma parceria de pensamento e caminhada conjunta, que não busca "curar", mas liberar forças de criação e abrir caminhos para uma vida mais inventiva e singular, por meio de uma escuta aberta e interessada nas diferenças de cada um.

"Meu papel – e este é um termo por demais pomposo – consiste em mostrar às pessoas que elas são muito mais livres do que pensam, que elas tomam por verdadeiro, por evidente, certos temas fabricados em um momento particular da história, e que essa pretensa evidência pode ser criticada e destruída.”
(Michel Foucault)


Atendimentos individuais

  • Consulta Filosófica: momento de reflexão, um diálogo filosófico direcionado a pensar sobre dilemas, escolhas e sentidos, para repensar filosoficamente a própria vida.

  • Terapia Filosófica: escuta atenta e acolhedora, direcionada aos afetos, dilemas e questões existenciais, para pensar a vida de maneira singular e traçar novos caminhos.

  • Co-visão Terapêutica: encontro de partilha e reflexão, para pensar o fazer terapêutico num encontro horizontal e acolhedor, para ampliar perspectivas de atuar como terapeuta.

  • Mapeamento de Ideias: espaço de escuta para transformar o emaranhado de pensamentos e sentimentos em clareza, permitindo enxergar novos sentidos e caminhos para a própria vida.

  • Aulas Particulares: sobre temas em filosofia e psicologia, como fenomenologia, Nietzsche, Foucault, entre outros, personalizadas conforme as necessidades de cada um.


Atividades em grupo

  • Cursos livres: abordando temas em psicologia crítica, fenomenologia e filosofia da diferença, apresentando os saberes de maneira prática, relacionada com a vida.

  • Nietzsche: grupo de estudos: perpassando os principais temas da filosofia de Nietzsche, cujas obras inspiraram a psicologia, a literatura, a arte e o pensamento contemporâneo.

  • Foucault: grupo de estudos: pensando com o filósofo que desmontou as evidências do presente e tornou visíveis as engrenagens e os discursos constituem os sujeitos, os saberes e as práticas.

  • Grupo de Co-visão: encontro compartilhado de trocas horizontal, para quem deseja repensar sua atuação como terapeuta, compartilhar experiências e trocar perspectivas.

  • Palestras e oficinas: encontros presenciais para transmitir ideias e provocar reflexões, apresentando questões diversas e instigando outros entendimentos.


Diferenciais

  • Contrário à normalização, modelos e diagnósticos que reduzem a complexidade da existência a categorias que limitam a liberdade de viver de outras maneiras.

  • Encara a vida como movimento em constante transformação, que pode sempre ser revisada e reinventada, como uma potência inventiva que se refaz constantemente.

  • Prática filosófica de cuidado que não pretende "corrigir" ou tratar patologias, mas abrir espaços de reflexão, experiência e criação de novos modos de vida.

  • Rejeição de rótulos e do intuito de identificar pessoas em categorias, propondo um olhar mais dinâmico sobre a existência, enfatizando a singularidade e as diferenças.

 

Bruno Carrasco

Terapeuta filosófico, professor de filosofia e psicologia. Oferece atendimento individual, atividades em grupo e cursos livres, abrindo caminhos para modos de existir mais libertos, singulares e criativos. Possui graduação em Psicologia, licenciatura em Filosofia e Pedagogia, especializações em Ensino de Filosofia, Aconselhamento Filosófico, Psicoterapia Fenomenológico Existencial, entre outras.

full-width

Romper com Moralismos

Inspirado em Nietzsche, este ebook é um convite para rir do moralismo, abrir espaços de liberdade e compor a vida como obra de arte. Para libertar-se das culpas herdadas, de julgamentos que diminuem e regras que seguimos sem questionar...