Atuar como terapeuta não fácil, demanda uma grande disposição para outra pessoa, além de muito estudo, empenho e dedicação. No fazer terapêutico, o terapeuta se coloca numa escuta atenta e cuidadosa para outra pessoa, necessitando também de um cuidado consigo mesmo e rever sua prática de tempos em tempos.
Neste serviço de acompanhamento a terapeutas, me disponho a acompanhar sua caminhada como terapeuta, visando trocar experiências e conhecimentos, repensar possibilidades e sugerir conteúdos de referência, com o intuito de ampliar perspectivas, a partir de um diálogo horizontal e aberto.
A co-visão terapêutica propõe uma alternativa à supervisão tradicional. Ao invés de uma relação hierárquica (supervisor-supervisionado), trata-se de um encontro dialógico entre profissionais, onde o foco não é "corrigir" ou "orientar", mas co-produzir reflexões e sentidos sobre o fazer terapêutico.
Considero fundamental, para quem atua como terapeuta, cultivar o exercício constante de colocar a própria prática em questão. Refletir, problematizar e repensar o papel do terapeuta não é uma atividade paralisante, mas uma abertura crítica e criativa, que possibilita ampliar conhecimentos, acessar novos entendimentos e alargar perspectivas.
A prática terapêutica não admite roteiros prontos ou fórmulas rígidas. Dizer a alguém qual o “melhor caminho” a seguir enquanto terapeuta, definir o adequado ou inadequado me parece ilusório e autoritário. Por isso, na co-visão, me coloco como acompanhante de um processo, caminho junto para agregar percepções e possibilidades.
Neste atendimento trocamos perspectivas sobre a atuação terapêutica, num espaço de escuta e invenção, onde se valoriza a experimentação e a criação de estratégias clínicas singulares, em vez de uma mera reprodução de protocolos, sendo assim também um laboratório de invenção.
Características:
1. Relação Horizontal:
Não há um “saber superior” que dirige o processo, mas uma troca de perspectivas.
2. Foco na Reflexão:
Propõe pensar junto sobre os casos clínicos, impasses, éticas e estéticas do cuidado.
3. Ampliação dos Sentidos da Terapia:
Para além da análise do "caso", pensando o lugar do terapeuta na relação terapêutica.
4. Acolhimento do terapeuta:
Atenção às afetações da terapêutica: dúvidas, encantamentos, cansaços e interesses.
5. Cartografia do Processo Clínico:
Mapear as forças em jogo na escuta terapêutica: os fluxos, impasses e potências.
6. Escuta Ética e Singular:
Cada caso é abordado de forma singular, evitando enquadramento e normatividades.
7. Formação Contínua:
Entende a terapêutica como um processo contínuo de formação e transformação.
8. Confiança e Confidencialidade:
Todas as informações compartilhadas são tratadas com sigilo e respeito.
9. Potência Criativa:
Incentiva o terapeuta a explorar novas formas de escuta, intervenção e cuidado.
A co-visão terapêutica acontece online, com a duração de 50 minutos, o valor é de R$ 230 por atendimento. Para agendar, preencha o formulário abaixo: