Co-visão Terapêutica (online)

Atuar como terapeuta é uma jornada exigente — demanda uma escuta profunda, presença sensível, constante estudo e dedicação. A co-visão terapêutica oferece um espaço de reflexão e partilha, para repensar o fazer terapêutico e o ser terapeuta: revisando a prática, ampliando perspectivas e fortalecendo sua caminhada.

Neste espaço, me coloco ao seu lado na caminhada como terapeuta — para trocar experiências e conhecimentos, compartilhar inquietações, repensar caminhos e ampliar horizontes. Por meio de um diálogo acolhedor, aberto e horizontal, ofereço uma escuta atenta, provocações reflexivas e referências teóricas.

A co-visão é uma alternativa à supervisão tradicional: em vez de uma relação hierárquica entre quem orienta e quem é orientado, propõe-se um encontro guiado pelo diálogo, escuta mútua e co-criação de sentidos. Não se trata de corrigir condutas, mas cultivar reflexões, abrindo brechas para novos olhares, perguntas e possibilidades.

Para quem atua como terapeuta, considero fundamental interrogar a própria prática. Colocar-se em questão não é paralisar, mas se abrir a outras possibilidades. Refletir, problematizar e repensar o lugar do terapeuta é um gesto ético e criativo, que expande o olhar, amplia saberes e renova a escuta.

A prática terapêutica não possui roteiros prontos. Não há um “melhor caminho” que sirva para todos, nem um manual do que é adequado ou inadequado — pretender isso seria cair em ilusão. Na co-visão não indico rumos, me coloco como um acompanhante de percurso, visando agregar percepções e possibilidades.

Trata-se de um espaço de escuta e transformação, onde se valoriza o encontro e a criação de estratégias terapêuticas singulares, em vez de uma mera reprodução de protocolos, buscamos encontrar caminhos próprios, sendo assim um laboratório de invenção e reinvenção.

 
Características:

  • Acolhimento do terapeuta:
    Atenção às afetações da terapêutica: dúvidas, encantamentos, cansaços e interesses.
     
  • Ampliação dos Sentidos da Terapia:
    Para além da análise do "caso", para pensar o lugar do terapeuta na relação terapêutica.
     
  • Relação Horizontal
    Não há um “saber superior” que dirige o processo, mas uma troca de perspectivas.
     
  • Foco na Reflexão:
    Propõe pensar junto a prática terapêutica: suas dificuldades, éticas e estéticas do cuidado.
     
  • Cartografia do Processo Clínico:
    Mapear as forças em jogo na escuta terapêutica: seus fluxos, impasses e potências.
     
  • Escuta Ética e Singular:
    Cada caso é abordado de forma singular, evitando enquadramento e normatividades.

  • Potência Criativa:
    Incentiva o terapeuta a explorar novas formas de escuta e atuação, intervenção e cuidado.
     
  • Estudo Contínuo:
    Entende a terapêutica como um processo contínuo de estudo, reflexão e transformação.
     
  • Confiança e Confidencialidade:
    Todas as informações compartilhadas são tratadas com sigilo e respeito.

 
Co-visor

Bruno Carrasco, com mais de quinze anos de experiência como terapeuta e professor. Não busca seguir uma técnica, mas se aprofundar sobre as questões existenciais e singulares de cada pessoa, reconhecendo seus distintos modos de ser, sentir e perceber. Possui formação em Psicologia, Filosofia e Pedagogia, com especialização em Psicoterapia Fenomenológica e Aconselhamento Filosófico, dialogando com autores como Nietzsche, Foucault e Deleuze.
 

Como funciona?

A co-visão terapêutica acontece online, por meio de chamada de vídeo ou áudio. Os encontros podem ter uma frequência regular (semanal, quinzenal, mensal) ou sessões pontuais para necessidades específicas.
 

Agendar atendimento

Para agendar um atendimento, favor preencher o formulário abaixo. Assim que possível você receberá uma resposta via E-Mail ou WhatsApp, levando em consideração a disponibilidade do terapeuta. Cada atendimento tem a duração de 50 minutos. O pagamento é realizado após a confirmação do agendamento, antes do atendimento.

full-width

contato

Para mais informações, envie uma mensagem..